Conheça 3 Tipos Mais Comuns de Líderes


Post Colaborativo por Grupo Kronberg

A liderança é um ponto crucial para o desenvolvimento do ser humano e especialmente das relações sociais que nos acompanham durante a evolução. Sem a subordinação e a liderança, as relações trabalhistas seriam muito mais complicadas e nem sempre os resultados seriam alcançados.

Ser chefe e líder são conceitos divergentes e trazem resultados diferentes por equipe e também nas metas individuais de cada colaborador. A liderança inspiradora traz inúmeros benefícios à empresa e também a cada funcionário em particular. Para torná-la realidade em sua companhia, é possível investir em um
treinamento de liderança e transformar as relações interpessoais que existem no ambiente corporativo.

3 tipos de líderes

Em 1956, Max Weber, famoso sociólogo, elencou os três tipos mais comuns de autoridade. Quase 60 anos depois, a classificação ainda é utilizada em diversas esferas da sociedade, inclusive no conceito de liderança. Confira as características de cada um:


·       
Líder tradicional

Baseia-se nos costumes e tradições sócio culturais de um povo. Está intimamente associada à liderança herdada, comum quando um cargo passa de pai para filho. Geralmente inibe mudanças, mesmo que elas sejam benéficas.

·        Líder carismático

Tais líderes são seguidos pela “fé” ou carisma. Sabe conquistar sua audiência, por possuírem qualidades acima do normal. No entanto, tal liderança falha por ser diluída assim que o líder renuncia à sua posição.

·        Líder racional-legal

Segundo Weber, é a liderança ideal. É fundamentada pela burocracia e organizações, possuindo diversos aspectos que a tornam ideal para diversos segmentos da sociedade.

E qual é o melhor estilo de liderança para o aumento de receita para empresas?

Segundo o sociólogo Max Weber, seria a liderança ou autoridade racional-legal. No entanto, tal liderança traz processos lentos e não há personalização ou casos individuais, tudo é padronizado conforme ordens hierárquicas.

Atualmente, analisa-se que o ideal é a liderança inspiradora, que mescla aspectos de cada uma descrita por Weber e ainda traz a inovação e as possibilidades de mudanças e adaptações diversas, como acredita o Grupo Kronberg.

Para atingir a excelência e o aumento de receita para a empresa, é possível investir em um treinamento de liderança e no coaching de carreira, que mudam a visão do colaborador sobre a empresa e traz maior engajamento dos funcionários, resultando no aumento de produtividade e eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e Compartilhe com seus amigos!

.
Cupom de 35% OFF na Pós-Graduação Intensiva (Código: QUERO35)